Guia de Estudos, modelo de DPO e Agenda (Unesco)


Delegados do comitê Unesco, os os diretores já finalizaram o "Guia de Estudo" e a "Agenda", neles estão contidas todas as informações gerais sobre o comitê, e como será trabalhado o projeto. Enfim, para ter acesso a eles estamos disponibilizando em formato Word para baixar, ou direto no blog:

Baixar (Agenda + Modelo de DPO + Guia de Estudos) ou Visualizar

Guia de Estudos:

Guilherme Notini, estou no 2 ano B e esta é a minha terceira Mini Onu. No ano passado representei o Canadá no AGNU. Ao representar o Canadá, fui premiado com uma menção honrosa, e por isso faço parte da mesa diretora da UNESCO no ano de 2013.
            Joao Rene, estou no 2 ano C esta e minha quarta simulação da Mini-Onu, sendo minha primeira participação no gabinete militar como o Tenente Brigadeiro do Ar Leonardo Teixeira no conflito sobre as Ilhas Malvinas 1982, sendo a segunda no Fundo Monetário Internacional como China em relação a crise atual, ganhando menção honrosa, na ultima eu participei como Chile na Mini-onu da PUC no comitê CSNU 2050 em dupla com o Thyago Henrique, e nesta estou sendo diretor de vocês.
            Laryssa Ferracioli, estou no 1 ano A e esta 'e a minha segunda Mini Onu. Ano passado participei do comitê CDH e representei o Japão no projeto. Ao representar este país fui premiada com uma menção honrosa, e com isso faço parte da mesa diretora da UNESCO no ano de 2013.
            Rafaela Leocádia, estou no 2 ano c e esta e minha quarta Mini Onu.No meu primeiro ano fui Indonésia no comitê de Diversidade Biológica, e no ano passado fui Uganda no comitê de Conferência de Paris e Tanzânia no OMC da PUC - Minas. Por ir para  PUC no ano passado, faço parte  da mesa diretora da UNESCO no ano de 2013. 

2 INFORMAÇÕES DA UNESCO

                A sigla UNESCO significa United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization  (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas), organismo integrado na Organização das Nações Unidas (ONU), criado, em 1946, a fim de promover a paz mundial, através da cultura, educação, comunicação, as ciências naturais e as ciências sociais. O principal órgão decisório da UNESCO é sua Assembléia Geral, composta por representante de seus Estados membros. Cabe a esta assembléia eleger os membros do comitê executivo e nomear o diretor geral. O comitê executivo está composto de representantes de determinados Estados membros e se reúne duas vezes por ano, entre as reuniões da Assembléia Geral, para verificar a prática das políticas bianuais da UNESCO. Estas são levadas a cabo pela Secretaria liderada pelo Diretor Geral.
            A República Dominicana e o México foram os primeiros países latino-americanos a fazer parte da UNESCO, ou seja, assinaram a ata fundacional, em 1946. a primeira Conferência Geral ocorreu em Paris, a segunda na Cidade do México, em novembro de 1947. O primeiro diretor-geral da UNESCO foi o biólogo britânico Julian Sorell Huxley (1946-1948), seguido pelo mexicano Jaime Torres Bodet (1948-1952).
            Os principais objetivos da UNESCO são: globalizar a educação; fomentar a paz, através do ponto anterior; promover a livre circulação de informação entre os países e a liberdade de imprensa; definir e proteger o Patrimônio da Humanidade Cultural ou Natural (conceito estabelecido em 1972 e que entrou em vigor em 1975); e defender a expressão das identidades culturais. As questões às quais se dá prioridade são a educação, o desenvolvimento, a urbanização, a juventude, a população, os direitos humanos, a igualdade da mulher, a democracia e a paz.
            As políticas sociais da UNESCO estão centradas nos jovens, em atenuar as desigualdades econômicas e sociais, e a crescente disparidade entre os países em desenvolvimento e aqueles desenvolvidos.
            Os Estados Unidos (em 1984) e o Reino Unido (em 1985) abandonaram a UNESCO por não estarem de acordo com a política desenvolvida em termos de comunicação e informação, fato que supôs uma crise por não levar em conta o pressuposto de que estes países contribuíam com a organização. Contudo, o Reino Unido retornou à UNESCO em julho de 1997 e os Estados Unidos fizeram o mesmo em setembro de 2003.

3 CONTEÚDO PARA PESQUISAS

Links extremamente úteis:


4 AGENDA


            Temos como agenda oficial:
            1 Determinar o conceito Indígena;
            2 Discutir as leis de direito para a população Indígena;
            3 Discutir sobre o trafico Indígena;
            4 Qualidade de vida nas tribos;



5 MODELO DE DPO


                       







 PAÍS: Nome do seu país
 COMITÊ: Nome de seu comitê
 TEMA: Tema de seu comitê


•Breve introdução aos fatores do seu país, como localização e influencia na região;
• Breve introdução da posição do seu país, representação e da história do mesma no que se refere ao tema abordado;
• Como o assunto do comitê afeta sua delegação;
• As políticas adotadas pela sua representação no que se refere ao tema do comitê e, se possível, uma breve justificativa para essas políticas;
•Citações de falas de líderes do seu país sobre o assunto a ser discutido;
•Ações tomadas pelo seu governo/representação no que diz respeito ao tema do comitê;
•O que o seu país acredita, objetivamente, que deve ser feito para lidar com o problema proposto pelo comitê;
•O que o seu país espera ser incorporado na resolução do comitê;
•Como a posição dos outros países afeta a posição e as políticas de sua delegação.





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