Delegados do comitê Unesco, os os diretores já finalizaram o
"Guia de Estudo" e a "Agenda", neles estão contidas todas
as informações gerais sobre o comitê, e como será trabalhado o projeto. Enfim,
para ter acesso a eles estamos disponibilizando em formato Word para baixar, ou
direto no blog:
Baixar (Agenda + Modelo de DPO + Guia de Estudos) ou VisualizarGuia de Estudos:
Guilherme
Notini, estou no 2 ano B e esta é a minha terceira Mini Onu. No ano passado representei
o Canadá no AGNU. Ao representar o Canadá, fui premiado com uma menção honrosa,
e por isso faço parte da mesa diretora da UNESCO no ano de 2013.
Joao Rene, estou no 2 ano C esta e
minha quarta simulação da Mini-Onu, sendo minha primeira participação no
gabinete militar como o Tenente Brigadeiro do Ar Leonardo Teixeira no conflito
sobre as Ilhas Malvinas 1982, sendo a segunda no Fundo Monetário Internacional
como China em relação a crise atual, ganhando menção honrosa, na ultima eu participei
como Chile na Mini-onu da PUC no comitê CSNU 2050 em dupla com o Thyago
Henrique, e nesta estou sendo diretor de vocês.
Laryssa Ferracioli, estou no 1 ano A
e esta 'e a minha segunda Mini Onu. Ano passado participei do comitê CDH e
representei o Japão no projeto. Ao representar este país fui premiada com uma
menção honrosa, e com isso faço parte da mesa diretora da UNESCO no ano de
2013.
Rafaela Leocádia,
estou no 2 ano c e esta e minha quarta Mini Onu.No meu primeiro ano fui
Indonésia no comitê de Diversidade Biológica, e no ano passado fui Uganda no
comitê de Conferência de Paris e Tanzânia no OMC da PUC - Minas. Por ir para
PUC no ano passado, faço parte da mesa diretora da UNESCO no ano de
2013.
2 INFORMAÇÕES DA UNESCO
A sigla UNESCO significa United Nation Educational, Scientific
and Cultural Organization (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas), organismo integrado na Organização das Nações Unidas (ONU), criado, em 1946, a fim de promover a
paz mundial, através da cultura, educação, comunicação, as ciências naturais e
as ciências sociais. O principal órgão decisório da UNESCO é sua Assembléia
Geral, composta por representante de seus Estados membros. Cabe a esta
assembléia eleger os membros do comitê executivo e nomear o diretor geral. O
comitê executivo está composto de representantes de determinados Estados
membros e se reúne duas vezes por ano, entre as reuniões da Assembléia Geral,
para verificar a prática das políticas bianuais da UNESCO.
Estas são levadas a cabo pela Secretaria liderada pelo Diretor Geral.
A República Dominicana e o México
foram os primeiros países latino-americanos a fazer parte da UNESCO, ou seja,
assinaram a ata fundacional, em 1946. a primeira Conferência Geral ocorreu em
Paris, a segunda na Cidade do México, em novembro de 1947. O
primeiro diretor-geral da UNESCO foi o biólogo britânico Julian Sorell Huxley
(1946-1948), seguido pelo mexicano Jaime Torres Bodet (1948-1952).
Os principais objetivos da UNESCO
são: globalizar a educação; fomentar a paz, através do ponto anterior; promover
a livre circulação de informação entre os países e a liberdade de imprensa;
definir e proteger o Patrimônio da Humanidade Cultural ou Natural (conceito
estabelecido em 1972 e que entrou em vigor em 1975); e defender a expressão das
identidades culturais. As questões às quais se dá prioridade são a educação, o
desenvolvimento, a urbanização, a juventude, a população, os direitos
humanos, a igualdade da mulher, a democracia e a paz.
As políticas sociais da UNESCO estão
centradas nos jovens, em atenuar as desigualdades econômicas e sociais, e a
crescente disparidade entre os países em desenvolvimento e aqueles
desenvolvidos.
Os Estados Unidos (em 1984) e o
Reino Unido (em 1985) abandonaram a UNESCO por não estarem de acordo com a
política desenvolvida em termos de comunicação e informação, fato que supôs uma
crise por não levar em conta o pressuposto de que estes países contribuíam com
a organização. Contudo, o Reino Unido retornou à UNESCO em julho de 1997 e os
Estados Unidos fizeram o mesmo em setembro de 2003.
3 CONTEÚDO PARA PESQUISAS
Links extremamente úteis:
- http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001850/185079por.pdf
- http://www.unesco.org/new/en/culture/themes/
- http://www.iwgia.org/
- http://www.culturalsurvival.org/
- http://abyayala.nativeweb.org/
- http://www.aiatsis.gov.au/
- http://www2.uol.com.br/JC/sites/indios/cultura.html
4 AGENDA
Temos
como agenda oficial:
1
Determinar o conceito Indígena;
2
Discutir as leis de direito para a população Indígena;
3
Discutir sobre o trafico Indígena;
4
Qualidade de vida nas tribos;

PAÍS: Nome do seu país
5 MODELO DE DPO

PAÍS: Nome do seu país
COMITÊ: Nome de seu comitê
TEMA: Tema de seu comitê
•Breve introdução aos fatores do seu país, como
localização e influencia na região;
• Breve introdução da posição do seu país,
representação e da história do mesma no que se refere ao tema abordado;
• Como o assunto do comitê afeta sua delegação;
• As políticas adotadas pela sua representação
no que se refere ao tema do comitê e, se possível, uma breve justificativa para
essas políticas;
•Citações de falas de líderes do seu país sobre
o assunto a ser discutido;
•Ações tomadas pelo seu governo/representação no
que diz respeito ao tema do comitê;
•O que o seu país acredita, objetivamente, que
deve ser feito para lidar com o problema proposto pelo comitê;
•O que o seu país espera ser incorporado na
resolução do comitê;
•Como a posição dos outros países afeta a
posição e as políticas de sua delegação.
Fonte: Arial 12 - Justificado
Espaçamento entre linhas: 1,5
Margens: Superior e ao lado esquerdo 3cm
Inferior
e ao lado direito: 2cm
Tamanho: 1 lauda
Subtítulos: Arial 14, Caixa alta
Nenhum comentário:
Postar um comentário