PS.: Vamos também disponibilizar os países do comitê em breve, fiquem atentos delegados do UNODC.
Agenda: (Baixar)
Guia de estudos: (Baixar)
Agenda:
1. Crimes contra a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados
de computador e sistemas:
1.1 Hackers e crackers
1.2 Pedofilia e bullyng
1.3 Cyberterrorismo
1.4 Pirataria na internet
2. Questão dos paraísos fiscais:
2.1 Aprimoramento de métodos de fiscalização, criação de leis que
exijam a declaração do patrimônio, lavagem de dinheiro.
3. Tráfico e legalização de drogas.
Guia de estudos:
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC)
Daniel Melo Duarte Gonçalves
Frederico Morais Gonçalves
Iuri Magalhães de Alencar Oliveira
Lucas Augusto Tomaz Oliveira
O UNODC
Criado em 1997, o UNODC procura criar bases técnicas de cooperação para os países-membros deterem o problema das drogas ilícitas, do crime e do terrorismo e oferecerem respostas efetivas aos mesmos. Buscam proporcionar aos componentes a expansão do entendimento de pontos acerca do campo das drogas e do crime e propõe iniciativas para o aperfeiçoamento de técnicas de monitoramento da criminalidade a nível global. Além disso, ajudam a desenvolver as bases domésticas para enfrentar o problema. Suas diretrizes estão baseadas em:
- Pesquisa e análise para aumentar o conhecimento e a compreensão sobre drogas e crime, que servirão de base para incrementar políticas e tomadas de decisão operacionais;
- Trabalho de caráter normativo para dar assistência aos países na ratificação e prática dos tratados multilaterais sobre drogas, crime organizado e corrupção. Isso inclui o aperfeiçoamento da legislação doméstica com eventuais adaptações às normas internacionais. Além disso, o UNODC colabora com agências governamentais criadas com base nesses tratados;
- Programas e projetos de cooperação técnica para que os Países Membros da ONU reforcem a capacidade de enfrentar os problemas das drogas ilegais e dos diversos aspectos do crime organizado.
CYBERCRIME
Cybercrime é uma das áreas de mais rápido crescimento da criminalidade. Cada vez mais criminosos estão explorando a velocidade, a conveniência e o anonimato que modernas tecnologias oferecem para confirmar uma gama diversificada de atividades criminosas. Estes incluem ataques contra dados de computador e sistemas, roubo de identidade, a distribuição de imagens de abuso sexual infantil, fraudes de leilão de internet, a penetração dos serviços financeiros online, bem como a implantação dos vírus. A natureza global da Internet permite que criminosos cometam qualquer atividade ilegal em todo o mundo, tornando-se essencial para todos os países a adaptação de seus controles internos para cobrir os crimes realizados no cyberespaço.
Bibliografia:
- http://www.interpol.int/Crime-areas/Cybercrime/Cybercrime
- http://www.ri.pucminas.br/minionu/Guia-UNODC.pdf
Fontes para Pesquisa
- http://www.unodc.org/
- http://www.interpol.int/
- http://datavenia.pt/ficheiros/pdf/datavenia01.pdf#page=63
- https://www.europol.europa.eu/content/megamenu/european-cybercrime-
- centre-ec3-1837
- http://www.justice.gov/criminal/cybercrime/
Nenhum comentário:
Postar um comentário