Dia Oficial 21/06 (COI)

MANHà
A simulação oficial do COI, realizada na manhã do dia 21 de junho de 2013, teve como tema de discussão quais seriam as vantagens e desvantagens de um país emergente sediar uma Olimpíada, e em quais circunstâncias o Comitê Olímpico Internacional deveria intervir na organização dos jogos no país sede. Apesar dos delegados apresentarem uma baixa em sua produção em relação às últimas simulações, o comitê teve uma boa dinâmica, e mesmo com várias adversidades conseguiram chegar à resolução do tema.

Destaques: 
  1. Alemanha, 
  2. Brasil, 
  3. EUA, 
  4. Japão.
TARDE
A simulação oficial do COI realizada na parte da tarde do dia 21 de junho de 2013 teve como tema principal a discussão de quando Comitê Olímpico Internacional deveria intervir na organização dos países cedes para as olimpíadas, tema que ficou pendente da parte da manhã.
Com um tema já próximo da resolução os delegados foram informados de que o presidente do COB Carlos Nuzman estava sendo acusado de subornar representantes de determinados países para conseguir votos tanto para a China em 2008 e para o Brasil em 2016.
Sob tamanha pressão o comitê esteve meio perdido a princípio devido a falta de cooperação dos delegados. Entretanto com uma viável resolução proposta pela delgada do Japão os outros representantes acabaram seguindo tal sugestão e acharam a solução ideal para o tema.

Destaques: 
  1. Brasil; 
  2. EUA; 
  3. Japão; 
  4. Reino Unido.

Dia Oficial 21/06 (UNODC)

A manhã da segunda reunião do comitê UNODC teve como temas a serem resolvidos “cyber terrorismo e pirataria”. Os delegados discutiram o tema cyber terrorismo e conseguiram redigir o documento que, depois de muitas correções, foi aceito. Já no tema pirataria, os delegados discutiram e conseguiram chegar a algumas soluções, redigindo um documento que será avaliado pela mesa à tarde.


Pérolas: 
  1. “O Reino Unido não pode concordar com o Reino Unido” – Rússia, 
  2. “O próximo tema será paraísos tropicais” (paraísos fiscais) - França.

Dia Oficial 21/06 (FOCAC)

MANHà
Na reunião da manha no segundo dia continuamos o debate sobre o terceiro tema, “Países Influentes”. Como a discussão sobre o tema já tinha começado ontem á tarde, os delegados chegaram rapidamente em uma solução, sobre a qual ficou decidido no documento que os países membros dos BRIC’s iriam investir na África.

Nesse tema não houve destaque tendo em vista que os delegados chegaram a uma solução em tempo muito rápido.

TARDE
Na parte da tarde voltamos a discutir sobre o quarto tema (terrorismo) que foi interrompido por uma crise pela manha. O tema foi discutido pelos delegados, que mostraram as posições e necessidades de seus respectivos países. Depois de algum tempo discutindo os delegados formularam um documento no qual não passou pela organização do projeto. Após uma reformulação, o documento passou. Então discutimos sobre o quinto tema, “neoimperialismo” sobre o qual a solução foi decida rapidamente, já que era necessário mudar apenas alguns tópicos do primeiro documento feito na primeira reunião oficial.

Destaques: 
  1. Camarões (Matheus Silva), 
  2. China (Gabriela Amorim)
  3. Etiópia (Julia Maria Almeida).

Dia Oficial 21/06 (G20)

No segundo dia oficial do comitê da cúpula do G20, dia 21/06, teve um ótimo andamento e fluiu muito bem. Foi discutido um tema que não foi resolvido no primeiro dia oficial, porém este acabou por ser solucionado com êxito. Houve também um debate em torno do tema “melhorar a arquitetura financeira internacional em uma economia global interconectada”, que, por sua vez, teve resolução.

Destaques: 
  1. Grécia (Pedro Soares), 
  2. Coréia do Sul (Clara Mesquita), 
  3. EUA (Ana Clara Siqueira).



Pérolas: 
  1. “Dessa Dinheiro” – Banco Mundial, 
  2. “BRITS” (BRICS) – China, 
  3. “Confiença” – Canadá.

Dia Oficial 21/06 (OTAN)

MANHÃ
Na reunião da parte da manhã do dia 21 de junho de 2013, na qual tivemos a presença dos professores Marlei, Leri Luís e Bernardo Madeira, continuamos a resolver a crise que foi estabelecida na reunião anterior, mas com apenas 1 hora de prazo para finalizar.

Logo no começo, os delegados já se mostraram empenhados em solucionar o problema, com várias soluções sendo propostas por muitos deles.

Após debates moderados e não-moderados, repetidas vezes, vários documentos foram levados à mesa, mas sempre com erros. A diretora teve de dar uma dica para que a solução fosse alcançada, com a condição de que caso eles não resolvessem com esta, seriam tirados o dobro de pontos.

Mesmo após a dica, os delegados continuaram a apresentar soluções que não eram satisfatórias, até o momento em que o representante dos terroristas entrar no comitê e dizer que se nada for feito, a OTAN será bombardeada. O representante do povo americano também entrou no comitê indignado, exigindo que uma solução fosse tomada rapidamente.

A delegada do Canadá, Renata Martins, conseguiu chegar a um documento que se aproximou muita da solução, que foi aceito pela mesa e os erros (que foram mínimos) foram corrigidos rapidamente.

Após o documento ser entregue, os terroristas liberaram os delegados dos EUA, Rússia e França que voltaram para a sala de discussão.

Ao voltar do intervalo, começou a ser discutido o conflito da Síria, com os delegados participando inicialmente muito bem, com a participação de Gabriel Adas, Augusto e Larissa como representantes sírios.

Uma crise foi implantada no comitê, na qual o delegado sírio Gabriel Adas, o delegado americano Felipe Gildin, e a delegada russa Larissa Furtado participaram ativamente na discussão, mas, sem propor reais soluções, que partiram inicialmente da França.

Pérola: 
  1. "I'm not pointing you, I'm pointing the floor. If you don't know what's floor, I can't do anything!" Síria - Gabriel Adas


Destaques: 
  1. Dupla da Rússia – Gabriela Trindade e Larissa Furtado, 
  2. Dupla do Canadá – Renata Martins e Luísa Cruz, 
  3. Dupla da Alemanha – Maria Esther Ferreira e Letícia Souza, 
  4. Dupla da França – Lara Mariano e Rízia Amaral.
TARDE
Na reunião da parte da tarde do dia 21 de junho de 2013, na OTAN, tivemos discussões muito boas sobre o tema "conflito da Síria", com boa participação do ex-aluno Gabriel Adas como representante sírio, justamente com Augusto e Larissa. A crise fez com que os delegados discutissem muito (principalmente os delegados de EUA, Alemanha, Rússia e Síria), e com argumentos muito consistentes, sendo essa reunião umas das melhores do comitê. Ao término da reunião, todos os tópicos foram discutidos e fechados, deixando apenas os documentos finais para serem feitos na reunião seguinte (sábado).

Destaques: (pela apresentação de soluções e bons argumentos) 
  1. Larissa Furtado e Gabriela Trindade (Rússia); 
  2. Letícia Souza (Alemanha).


Dia Oficial 21/06 (CDH)

MANHà
Na simulação do comitê CDH, do dia 21/06, os delegados discutiram sobre o tema “violência contra mulheres” e, ao decorrer do tempo, soluções foram propostas. Logo após, uma crise surpreendente aos delegados, pois houve um sequestro de dois deles, EUA e Vaticano. A crise foi resolvida no tempo exigido por ela, 30 minutos. Também, na parte da manhã, outros documentos foram elaborados sobre o tema “acesso à educação”.

Pérolas: 
  1. “Só a Chuna” (China) – Laura Rabelo, 
  2. “A China ensina que as mulheres devem fisgar os maridos ricos” – Venezuela (Lara de Oliveira), 
  3. “Horrento” – Egito (Natália Maria), 
  4. “moção para o ligamento do ar” – Venezuela (Lara de Oliveira).


Destaques: 
  1. Afeganistão (Luiza Gontijo), 
  2. Portugal (Maria Clara R.), 
  3. Egito (Natália Maria), 
  4. EUA (Laura Bueno), 
  5. Índia (Camila Mesquita).
TARDE
Na simulação do comitê CDH, do dia 21/06/13, na parte da tarde, os delegados discutiram o tema “igualdade de salários e oportunidades de emprego”, e ao decorrer do tempo ótimas soluções foram propostas. Documentos bem avaliados foram feitos, e em sua resolução há o apoio do comitê G20 e UNESCO. Não houve crises.

Destaque: 
  1. Egito (Natalia Maria), 
  2. EUA (Laura Bueno), 
  3. Afeganistão (Luiza Gontijo), 
  4. Portugal (Maria Clara R.), 
  5. Índia (Camila Mesquita), 
  6. Rússia (Fernanda de Luca).



Pérolas:
  1. Rússia (Fernanda De Luca): "cidadões"

Dia Oficial 21/06 (OMC)

No segundo dia oficial do projeto MINI ONU Houve a discussão dos temas: a revisão do sistema de importação e guerra cambial.Houve também a separação do comitê, saíram do comitê:Chile, Índia  China, Itália  Alemanha, EUA, Brasil, México, Reino Unido, e Japão.


Destaque: 
  1. Japão-Iara Coimbra, 
  2. Italia-Bruno Rodriguez, 
  3. Reino Unido-Thalissa Lamounier, 
  4. Portugal-Cássio Gonçalves, 
  5. Israel-Guilherme Patrick

Dia Oficial 21/06 (CSNU)

MANHà
No primeiro turno da mini ONU (21/06) o Conselho de Segurança teve como tema o segundo tópico da questão da Síria: Intervenção ou não do CSNU. Houve uma crise histórica envolvendo um impasse entre EUA e URSS, no ápice da guerra do Vietnã.
 Os alunos Fábio Notini e Thúlio Guilherme representaram Vietnã e ONU. A crise foi resolvida, e seu documento apresentado passou pela mesa. Retornamos ao tema principal que foi adiado para o segundo turno.

Destaques: 
  1. Venezuela - Julia Silva, 
  2. África do Sul - Cristielle Pereira, 
  3. Síria - Bernardo Vasconcelos, 
  4. China - Rodrigo Michelini, 
  5. Coréia do norte - Julia Andrade

Pérolas: 
  1. EUA “mantimentos é necessário”, “O governo machuca a população”, “Se o governo sírio continuarem”, “Não tem nada a ver com o negócio”.
TARDE
No turno da Tarde da reunião oficial da mini ONU (21/06) o Conselho de Segurança retomou o tema anterior apresentando dois documentos que passaram pela mesa, mas foram vetados pelos países fixos. Em seguida o comitê abriu a lista de oradores sobre a reformulação do CSNU, a possibilidade de entrada de novos membros permanentes. O tema mais polêmico do comitê, que mostrou discordância entre vários países, principalmente os que poderiam representar a América Latina ou os países Árabes. A decisão final foi feita separadamente pelos delegados do G5. Houve vetos dos países permanentes a respeito da entrada de algum outro membro. Sendo assim chegou à decisão de não alteração no Conselho, permanecendo com os países fixos franca: R.U., EUA, França, Rússia e China. Após a formulação do documento os países do conselho se referiram aos países rotativos justificando a atitude tomada.

Destaques: 
  1. Rússia, 
  2. Síria, 
  3. Índia, 
  4. China 
  5. Reino Unido.


Pérolas: 
  1. Diretora Laura - “A mesa reconhece Chindia”.

Dia Oficial 21/06 (UNESCO)

MANHà
Na primeira parte do segundo dia de reuniões oficiais do comitê da UNESCO, no dia 21/06/13, os delegados começaram finalizando o segundo tema com a entrega do documento redigido pela delegada da Botswana, e votação para o mesmo. Também ocorreram discussões sobre o terceiro tema, "tráfico indígena", e a respeito de uma crise que relatava um caso de escravidão indígena, envolvendo principalmente Brasil, Bolívia e Austrália.

Destaques: 
  1. Chile, 
  2. Austrália, 
  3. EUA, 
  4. Botswana
  5. México.


Pérolas: 
  1. "Métodos de treinação" (Bolívia),
  2. "Doar soldados" (Bolívia), 
  3. "A senhora possui 45 senhoras" (Diretor João Rene).
TARDE
Na segunda parte do segundo dia de reuniões oficiais do comitê da UNESCO, no dia 21/06/13, os delegados continuaram a discussão do terceiro tema: "Tráfico indígena", e da crise sobre a escravização de índios. Tanto o tema quanto a crise foram concluídos, e então os delegados começaram o debate do quarto tema, "qualidade de vida nas tribos", e ainda participaram de uma crise envolvendo mais dois comitês, CDH e G20. O documento de resolução do quarto e último tópico será entregue no início da próxima reunião.

Destaques: 
  1. Chile, 
  2. Austrália, 
  3. EUA e 
  4. Botswana.


Dia Oficial 21/06 (AGNU)

MANHà
O segundo dia oficial, parte da manha, do comitê AGNU foi debatido o terrorismo. Muitas opiniões e soluções diferentes umas das outras fizeram com que o clima do comitê ficasse alterado. O documento de resolução do tema passou pela mesa, mas por falta de aceitação/voto não foi aprovado pelo comitê. Assim, o debate continuou até a resolução conseguir o número mínimo de votos. Muitos visitantes foram ao comitê na parte da manha.

Destaques: 
  1. Síria, 
  2. Jordânia, 
  3. Israel, 
  4. EUA, 
  5. Líbano.


Pérolas: 
  1. “Jarrá” (Jihad), 
  2. “Bruscalmente” (brutalmente), 
  3. “Cada Israel” Delegada do Irã, 
  4. “Barramento” (Proibição) Delegada de Israel, 
  5. “Manoria” (Minoria) Delegada da Palestina, 
  6. “Extinguição” Delegada da Palestina.

TARDE
No segundo dia do MINI ONU 2013, no comitê AGNU, parte da tarde, foi iniciado o último tema da agenda, e logo após o inicio, uma crise foi anunciada para movimentar o comitê. Em seguida houve mais outra crise, assim, o comitê ficou com crise sobre crise. A tarde desse dia 21/06/2013 ficou toda para a resolução das crises, que só foi solucionada ao final da tarde.

Destaques: 
  1. Estados Unidos, 
  2. Líbano, 
  3. Jordânia, 
  4. Israel, 
  5. Síria, 
  6. Palestina.


Pérolas: 
  1. “conversarem em silêncio” Diretora Isabela, 
  2. “Decoro e bunda no coro” Diretor Natan, 
  3. “Só regrúdi” Delegado Guilherme Santos.

Dia Oficial 21/06 (DSI)

MANHà
Na reunião da manhã do segundo dia, o comitê de Desarmamento e Segurança Internacional começou resolvendo a crise do dia anterior. Logo após foi debatido a questão Coreana e Iraniana. O debate fluiu bem, foi pedido um debate não moderado para a resolução do documento. Houve dificuldades para a formulação deste. Após longo tempo, o documento foi aprovado pela mesa, votado e o tema foi resolvido. Depois disto, começou a ser debatido o próximo tópico. Não houveram muitas falas devido ao tempo.


Destaques: 
  1. Coréia do Norte, 
  2. Reino Unido, 
  3. Rússia.
TARDE:
Na reunião da tarde do segundo dia de MINI ONU começou com o debate sobre “questões relativas à segurança internacional”. O debate começou bem, houve o documento que demorou a ser entregue à mesa. Este passou pela mesa diretora, após alguns erros corrigidos, e pelos delegados. Depois de resolvido, começaram os debates para o último tema a ser solucionado. Os delegados perderam muito o foco do tema, e faltaram com o respeito muitas vezes. Foi pedido um debate não moderado para a escrita do documento. Os delegados não conseguiram redigir a tempo. O tema foi adiado para o último dia de reuniões.

Destaques: 
  1. EUA, 
  2. Reino Unido, 
  3. Rússia


Pérolas: 
  1. “Conforme lavai”- Brasil, 
  2. “Que questões serões” – SIPRI, 
  3. “Rigarosas (rigorosas)”- Rússia, 
  4. “Senções (sanções)” – Paquistão, 
  5. “Rogério, o cara que governa” – Brasil, 
  6. “Cido meu tempo” – China.

Dia Oficial 21/06 (Rio+30)

MANHÃ
Na parte da manhã dos segundo dia de Reunião Oficial do Comitê RIO + 30, foram debatidos os temas: “Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar”, “Transportes Sustentáveis” e “Redução dos Impactos nos Oceanos”. As discussões foram bastante produtivas e os delegados obtiveram bom desempenho. Foram formulados 2 documentos para os primeiros temas, e ambos foram aprovados. O documento de resolução do tema “Redução dos Impactos nos Oceanos” será formulado no turno da tarde.

Destaques
  1. João Victor Souza (EUA), 
  2. Camila Almada (Irã), 
  3. Larissa Veloso (China), 
  4. Rafael Mendonça (França).


Pérolas: 
  1. “Genetificamente” (Ingridy – EUA), 
  2. “YES” (Ingridy- EUA), 
  3. “gravimento” (Gabriel- Indonésia), 
  4. “Já que o ônibus é movido à energia solar, como funcionará à noite?” (Tulio- Alemanha).
TARDE
No turno da tarde do segundo dia de Reunião Oficial, no comitê Rio+30, primeiramente foi formulado o documento do tema “Redução dos Impactos nos Oceanos”. Após a aprovação deste, foi debatido o tema “Acesso à água potável e combate à desertificação”, no qual houve uma crise com foco nos países da Europa, e para esta foi feita um documento de resolução, que foi aprovado. Após a resolução, foi feito o documento do tema em questão, que foi aprovado. Os delegados obtiveram sucesso tanto nos debates dos temas quanto na crise, sempre movimentando o comitê.


Destaques: 
  1. João Victor (EUA); 
  2. Rafael Mendonça (França);
  3. Larissa Veloso (China).

1º Jornágoras - Manhã

Á todos os diretores e delegados: Nós da equipe de imprensa estamos disponibilizando o Jornágoras desta manhã do dia 20/06/2013, o da tarde estaremos disponibilizando amanhã. Fiquem atentos ao jornal e aos avisos no "Mural" da sua sala. Jornágoras:

VISUALIZAR/DOWNLOAD

Dia Oficial - 20/06 (OMC)

MANHÃ
No primeiro dia do projeto MINI ONU no turno da manhã no comitê da OMC foram discutidos os primeiros tópicos da agenda oficial: "Protecionismo: Tarifas Alfandegárias e Dumping", os delegados se desviaram do tema por um instante, mas logo voltaram.
No primeiro assunto (Tarifas alfandegárias), foi redigido um documento e encerrado o assunto.


Pérolas: 
  1. "Já que se encontram nos padrãos da OMC" - EUA, 
  2. "Para que os países se adapítem" - Índia, 
  3. "Dois por cento de nada é nada" - EUA, 
  4. "Não sei como estaramos" - Brasil, 
  5. "Dois ponto dois trilhão" - Alemanha, 
  6. "Parece q seu país está querendo café com leite" - Itália , 
  7. "Gostaria de lembrar ao senhor, que o senhor não é o santinho do pau oco" - China , 
  8. "É pagos" - Alemanha, 
  9. "Não da nem pra comprar um pão de sal" - Itália, 
  10. "Medidas anti-doping" - Itália , 
  11. "Bulling"(Dumping) - Israel
TARDE
Na parte da tarde do primeiro dia,foi encerrado o assunto de Dumping, o começo do tema protecionismo seletivo: protecionismo e os blocos econômicos, contendo três sub-tópicos:mecanismo de escolha dos produtos/fiscalização/medidas punitivas. E o começo do tema que seria para amanha revisão do sistema de cota de importação.
Os delegados estão conseguindo resolver os temas no tempo estabelecido, porém é necessária maior rapidez para que os 8 temas do comitê sejam concluídos.

Pérolas:
  1. "Se eu for pro buraco vocês também vão"-Grécia
  2. "Viabilizar o acéssio"-França
  3. "Peço aos países que ainda não se falaram"-Italia 
  4. "Em que base o senhor se baseia"-Mexico 
  5. "A Africa do sul aceita a proposta proposta para a solução"-Africa do Sul
  6. "Cedo o tempo á adevogada do Brasil"-Argentina 


Destaques:
  1. China-Marcos Roberto
  2. Brasil-Isabela Vitor
  3. Eua-Amael Notini
  4. Chila-João Vitor Aquino
  5. Alemanha-Felipe Marçal
  6. Índia-João Pedro Brito

Dia Oficial - 20/06 (FOCAC)

MANHÃ
Hoje na primeira reunião oficial da FOCAC discutimos sobre as empresas chinesas em solo africano. Os delegados apresentaram seus discursos iniciais, e em seguida falaram sobre suas relações econômicas com a China. Após varias discussões cada delegado se posicionou diante ao tema de acordo com as necessidades de seus respectivos países. O tema foi resolvido por soluções apresentadas pelas delegadas da China (Gabriela Amorim) e Etiópia (Julia Maria Almeida), na qual a China se comprometeu diminuir seus lucros de 70% para 65% e que a partir de 2017 a porcentagem do lucro poderia voltar a ser negociável.

Destaques: 
  1. China (Gabriela Amorim), 
  2. Etiópia (Julia Maria Almeida), 
  3. UA (Isabela Teixeira).

Pérolas: 
  1. “Investe no investimento...” – Angola, 
  2. “Pergunta que eu te perguntei.” – Etiópia, 
  3. “Países chineses” – Tunísia

TARDE
Logo após a resolução do primeiro tema da FOCAC começamos também a discutir sobre o segundo tema, Relações Econômicas, onde os delegados deixaram claras as posições de seus respectivos países. Logo após os discursos iniciais foi pedido adiamento de seção, tendo em vista que já estava na hora do almoço. Pela tarde retomamos o debate sobre o tema, no qual foi muito discutido mas chegou rapidamente em uma solução e elaboração de um documento no qual a China e demais países reconheceram apenas o auxilio da UA em diversas negociações e que ela continuaria ser um membro ouvinte da FOCAC, tendo em vista que nem todos os países africanos são membros da UA.

Destaques: 
  1. China (Gabriela Amorim), 
  2. UA (Isabela Teixeira) e 
  3. Mali (Ana Clara Anacleto).


Pérolas: 
  1. “Alguma questão ou menção?” – Diretora Ana Luísa

Dia Oficial - 20/06 (DSI)

MANHÃ
Na manhã do primeiro dia oficial de reuniões no comitê DSI, discutiu-se a reformulação do Tratado de Não Proliferação. O debate foi muito produtivo, com todos os delegados se pronunciando, e muitos se mantendo ativamente presentes, com bons argumentos. O documento saiu faltando pouco tempo para o intervalo. Este passou, foi votado e aprovado pela maioria qualificada. O tema foi resolvido.

Destaques: 
  1. Alemanha, 
  2. Estados Unidos, 
  3. Coréia do Sul.

Pérolas: 
  1. "Tirem esse sonho da cabeça" - Coréia do Norte, 
  2. "Pélora" - EUA, 
  3. "A Coréia do Norte destrui tuudo, até a cadeira" –Japão, 
  4. "Criar sexões (sanções)"- Brasil

TARDE
Na reunião da tarde do primeiro dia das simulações oficiais do mini-Onu, teve como tema a questão Coreana e Iraniana, os debates não começaram bem. Houve o intervalo, logo após uma crise que englobava muitos países. Os delegados estavam ativos no debate, mas sem muito objetivo. Foi elaborado um documento que não passou pela mesa diretora. A crise junto com o tema, tiveram que ser adiados para a próxima reunião.

Destaque: 
  1. SIPRI

Dia Oficial - 20/06 (CDH)

MANHÃ
A primeira reunião oficial do comitê CDH, do dia 20-06-13 na parte da manhã, os delegados resolveram o tema “Direito da mulher ao voto e a Candidatura”, apresentando uma solução completa para esse. Logo, após esta, uma crise na
qual envolvia Marrocos, Brasil, China e EUA entrou no comitê. Houve uma longa discussão entre os países fundamentalistas e não-fundamentalistas. O documento será realizado à tarde.

Destaques:
(Tema)
  1. “Índia” (Camila Mesquita), 
  2. “EUA” (Laura Bueno)

(Crise)
  1. “Egito” (Natália Maria), 
  2. “Afeganistão” (Luiza Gontijo), 
  3. “Vaticano” (Gabriel Machado), 
  4. “Brasil” (Paula Mourão)

Pérola: Não houve

TARDE
A primeira reunião oficial do comitê CHD , no dia 20/06/13 na parte da tarde , os delegados abordaram o tema: ''violência contra mulheres'' , este foi muito discutido e manteve a lista de oradores sempre cheia.No meio da discussão , uma crise entrou no comitê envolvendo os países Paquistão ( Matheus 3° ano ) , Bangladesh ( Vinicius 3° ano ) e Índia ( Camila 2° ano ). A princípio os delegados no compreenderam bem a crise , e nem todos se pronunciaram.Após um tempo os delegados chegaram a uma solução , e esta passou.


Destaques: 

  1. EUA , 
  2. Índia , 
  3. Afeganistão



Pérolas: 

  1. Venezuela: '' Sr. delegado do Japão , o que o senhor tem a dizer sobre a questão de que toda a sua população é igual?''
  2. Cuba: ''Blangladlesh''

Dia Oficial - 20/06 (Rio+30)

MANHÃ
Na parte da manhã do primeiro dia de Reunião Oficial do comitê RIO + 30 (20/06), foram debatidos os temas “Buraco na Camada de Ozônio” e “Economia Verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, implantação de energia limpa e eficaz, e economia sustentável. Todos os delegados presentes se pronunciaram e foi observado um bom desenvolvimento destes; o comitê permaneceu movimentado durante as discussões. Foram elaborados 2 documentos, dos quais 1 foi aprovado, e o outro, que envolveu 3 tópicos, será lido na reunião da tarde.

Pérolas: 
  1. “Vulcãos” – João Vítor (EUA), 
  2. “Probreza” – Larissa (China), 
  3. “Em resposta à delegada da Índia” Ana Vitória (Índia)

Destaques: 
  1. “EUA” – João Victor Sousa, 
  2. “França”- Rafael Mendonça, 
  3. “China” – Larissa Veloso, 
  4. “Irã” – Camila Almeida.
TARDE
Na parte da tarde do primeiro dia de reunião oficial, no comitê Rio+30, houve peculiaridades neste. O documento feito na parte da manhã, dos três tópicos: "Economia Verde e erradicação da pobreza", "Economia Sustentável" e "Implantação de energias limpas", foram aprovados como Carta de Interesse, portanto, houve uma manifestação que contou com a participação dos alunos do terceiro ano, e duas alunas entraram como representantes dos órgãos Greenpeace e WWF, exigindo que fosse feito um Protocolo com base na Carta de Interesse elaborada pelos delegados. Ao final da discussão, os países entraram em consenso e foi elaborado o "Protocolo RIO", no qual foram estipulados fiscalização e prazo para o cumprimento das metas. Após a resolução dos tópicos, deu-se início ao tema "Créditos de Carbono", e foi elaborado um documento, que foi aprovado. No geral, a reunião ocorreu de forma movimentada, com exceção de algumas vezes em que os diretores tiveram que encorajar os delegados, porém, todos os delegados possuíram bom desempenho durante o dia. 

Pérolas: 
  1. Questão de privilégio social- Thiago Rodrigues (Suíça); 
  2. As propostas - Rafael Mendonça (França); 
  3. A musa (mesa) reconhece o Greenpeace- Alan Faria (diretor). 


Destaques: 
  1. EUA (João Victor), 
  2. França (Rafael Mendonça), 
  3. China (Larissa Veloso), e 
  4. Irã (Camila Almada).

Dia Oficial - 20/06 (G20)

MANHÃ
Na primeira reunião oficial da cúpula do G20, o tema debatido foi “Estabilização econômica e reformas estruturais para o crescimento e o emprego”. O debate ocorreu bem, e um documento foi aceito pela mesa. Houve uma crise que também foi resolvida.

Destaques: 
  1. China (Daniel Brasil), 
  2. EUA (Ana Clara Siqueira), 
  3. México (Rafael Marques), 
  4. Grécia (Pedro Soares).

Pérolas: 
  1. “Menas" – UE (Gustavo Hudson), 
  2. "estatunidenses" – China (Daniel Brasil), 
  3. "Auto índice elevado grande" – EUA (Ana Clara Siqueira).
TARDE
Na segunda parte da primeira reunião oficial do comitê da cúpula do G20, dia 20/06, foram refeitos os documentos da crise e do primeiro tema da parte da manhã, tendo em vista que não passaram pela mesa suprema. Tendo os documentos refeitos, o comitê moveu-se para seu segundo tema ''Fortalecimento dos sistemas financeiros e o fomento da inclusão financeira para impulsionar o crescimento econômico'', que foi discutido e resolvido através de um documento, que foi aceito pela mesa diretora. O comitê no geral teve um bom andamento.

Dia Oficial - 20/06 (CSNU)

MANHÃ
No primeiro turno da reunião oficial da mini ONU (20/06), o Conselho de Segurança teve como tema "Desarmamento nuclear", que em um dos tópicos envolveria questões do TNP (tratado de não proliferação nuclear). O tema teve
bom andamento com grande influência dos países envolvidos. O comitê recebeu a representação do Irã pelo aluno Fábio Notini e seu assistente Vitor. Em seguida houve uma crise envolvendo: Rússia, Arábia Saudita, Síria, Coréia do Norte e Japão. Irã foi substituído pela aluna Isabel, e um diretor representou a OTAN. A crise foi resolvida com sucesso e o documento apresentado passou pela mesa. A formulação do documento de tema principal foi adiada para votação na reunião da tarde.

Destaques: 
  1. EUA : Jéssica Amaral, 
  2. Síria : Bernardo Vasconcelos, 
  3. Coréia do Norte: Julia Andrade, 
  4. Rússia : Davi Brasil, 
  5. Índia : Henrique Greco
  6. Pérolas: Rússia "mísseis de efeito moral"
TARDE
No segundo turno da reunião oficial da mini ONU (20/06), o Conselho de Segurança teve como tema a Guerra Civil na Síria, assunto que causou grande polêmica entre os delegados. Houve a chegada de uma crise histórica sobre os mísseis de Cuba , envolvendo os EUA, URSS, Turquia e Reino Unido. Os alunos Fábio Notini e Gabriel Adas representaram Portugal e Cuba. A crise foi solucionada e o documento apresentado passou pela mesa. Retornamos ao tema anterior que também foi solucionado e apresentado um documento que passou pela mesa diretora.
Destaques: 
  1. Síria Bernardo Vasconcelos 
  2. Rússia Davi Brasil 
  3. Venezuela Julia Silva 
  4. França Silvio Júnior 

Pérolas:

  1. Rússia : "a senhora nao sabe ler o papel " 
  2. "A sorvião sorviética "
  3. "Os países negócios " 
  4. EUA: "o senhor ta querendo demais né"