UNESCO lança cartilhas para indígenas do Vale do Javari sobre prevenção de DSTs e hepatites virais

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lança amanhã (03/05) em Atalaia do Norte (AM) material de educação preventiva  para os povos indígenas do Vale do Javari sobre HIV/Aids, hepatites e doenças sexualmente transmissíveis.  A iniciativa ocorre por meio do Plano Integrado do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) para a Amazônia – Amazonaids (AM).
O objetivo da cartilha é possibilitar aos povos indígenas das etnias Marubo, Matis e Mayoruna o acesso a informações sobre as formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e orientação para que eles busquem diagnóstico e tratamento. O material foi elaborado em português e nas línguas indígenas de cada etnia.

O kit inclui um filme e três cartilhas sobre saúde e prevenção. Essas cartilhas são resultado de duas oficinas de prevenção às DSTs/HIV/Aids e hepatites virais, que, em 2011, reuniram professores, agentes indígenas de saúde, pajés, curandeiros, parteiros e lideranças de diferentes povos indígenas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário